Arco do Teles

Localizado na Praça Quinze de Novembro, é datado do século XVIII. A antiga residência setecentista foi construída pela família Teles de Menezes e hoje é um marco na história carioca. O Arco pitoresco dá acesso à Travessa do Comércio que vai até a Rua da Lapa dos Mercadores – um interessante conjunto de casas do Rio antigo.

O conjunto monumental iniciado pelo arco, proporciona a entrada para um passeio pelo século XVIII. O Arco é obra do Brigadeiro João Fernandes Pinto Alpoim. Em um dos sobrados residia o Juiz de Órfãos, Francisco Teles de Menezes, onde, posteriormente, esteve instalada a Câmara, em 1750.

Somente este Arco resistiu ao grande incêndio que atingiu o conjunto arquitetônico em julho de 1790. No fogo, perderam-se importantes documentos do Senado da Câmara. A reconstrução foi imediata e auxiliada por autoridades locais. Hoje é um dos monumentos mais expressivos da influência portuguesa no Rio de Janeiro.

A dica é: Happy hour de terça a sexta. Grande parte de seus frequentadores diários fazem parte do nova safra de executivos, advogados, administradores entre outros que diariamente fazem do Arco do Teles um dos melhores pontos de “Happy Hour” da cidade.

* obrigatório

Este site foi desenvolvido seguindo os padrões web da W3C, que indica as melhores práticas para desenvolvimento web. Seu navegador, por ser uma versão mais antiga, não é compatível com estes padrões.
Para que possa visualizar o site corretamente, sugerimos atualizar seu navegador, aqui.